Desafio do Chimarrão - 14ª Papacorrida
ESPORTIVOS

Desafio do Chimarrão - 14ª Papacorrida

 11/05/2019        Venâncio Aires
OPÇÃO KIT VALOR LOTES QUANTIDADE
Expedição Quarteto R$ 856,00 (inscrição + taxa) Valores
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Expedição Dupla Mista R$ 428,00 (inscrição + taxa) Valores
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Expedição Dupla Masculina R$ 428,00 (inscrição + taxa) Valores
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Aventura Dupla Mista R$ 321,00 (inscrição + taxa) Valores
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Aventura Dupla Masculina R$ 321,00 (inscrição + taxa) Valores
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Passeio MTB R$ 64,20 (inscrição + taxa) Valores
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DESCRIÇÃO DO EVENTO

Distâncias:
Expedição - 115 Km
Aventura - 52 Km

Modalidades:
Mountain Bike, Treking, Canoagem, Orientação, cordas (falsa baiana)

Largada:
13:00 de sábado dentro da Fenachim - Festa Nacional do Chimarrão
Translado gratuito saindo do aeroporto Salgado Filho na sexta dia 10/05 às 20:30 e retornando dia 12/05 às 16:30 no aeroporto

Premiação:
Troféu para os 3 primeiros colocados, medalhas de participação para todos

Kit atleta:
Camisa, numeral, brindes dos apoiadores

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Passeio MTB
Kit: camiseta, medalha, ingresso no parque, hidratação e frutas na chegada
Percurso: 40 Km

PERCURSO

REGULAMENTAÇÃO

Regulamento

1. Objetivo
A Papacorrida é um evento multi-esportivo composto de diversas Atividades Físicas de Aventura na Natureza. Este evento é uma promoção da Equipe Papaventuras de Venâncio Aires.


2. Participantes e Equipe
2.1 Participantes

Devem todos os competidores, ter idade igual ou superior a 16 anos completos até a data da realização do evento. Os menores de idade deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis devidamente assinada e formar suas equipes com a obrigatoriedade de ter na equipe um atleta maior de idade e responsável pelos demais, bem como seguir as normas estabelecidas no termo de responsabilidade e uso de imagem.

Estar em plena condição física e mental, sendo sua participação de livre e espontânea vontade, isentando dessa forma de qualquer responsabilidade os realizadores e organizadores do por quaisquer danos físicos ou morais que venham a sofrer antes, durante ou após o desenvolvimento das atividades do projeto. As equipes serão avaliadas a critério da Organização.

Os competidores (as) inscritos e confirmados até a reunião técnica do evento, serão os únicos autorizados a cumprirem as etapas do percurso definido pela organização, seja qual for à modalidade de atividade física de aventura na natureza envolvida.

 

2.2 Equipes

Haverá 03 categorias de participação, sendo denominadas:

Quartetos Expedição: Destinada a atletas experientes. Composto por 04 atletas, sendo necessariamente 01 do sexo oposto.

Dupla Expedição: Destinada aos atletas experientes.

    -  Compostos por 02 integrantes (duplas) na formação (mista e masculina);

Dupla Aventura: Destinada a atletas com pouca experiência.

    - Compostos por 02 integrantes (duplas) na formação (mista e masculina).

A participação das duplas e quartetos será confirmada pela Organização após o recebimento da Ficha de Inscrição e a confirmação do pagamento total da Taxa de Inscrição.

3. Inscrição

As inscrições serão realizadas através do site www.bilheteria360.com.br

3.2 Valores da Inscrição:

O Valor da Inscrição será de R$ 200,00 por atleta no primeiro lote até 31/03/2019 (Aventura – R$ 150,00)

O segundo lote ficará R$ 250,00 por atleta até 22/04/2019 (Aventura – R$ 180,00).

O terceiro lote ficará R$ 300,00 por atleta até 05/05/2019 (Aventura – R$ 200,00).

 

3.3 Prazo

O prazo limite para efetuar o Cadastro da Equipe será o dia 05/05/2019

 

3.4 Formas de Pagamento do Valor de Inscrição:

O cadastro da equipe e o pagamento da Inscrição poderá ser efetuado da seguinte maneira:

Acessando o link: www.bilheteria360.com.br (Cartão ou boleto)

 

4. Direitos e Deveres dos Participantes

 

4.1 Direitos

Receber, ler, solicitar esclarecimentos, respeitar e zelar pelo cumprimento das regras do Regulamento da PAPACORRIDA.

Exigir responsabilidade ambiental, social e cultural para com toda a comunidade local e com todos os participantes, equipes, organização, imprensa e demais integrantes do evento em questão.

 

4.2 Dos Deveres

Preencher a ficha de Inscrição com informações corretas e verdadeiras.

Preencher o termo de responsabilidade e uso de imagem.

Efetuar pagamento da taxa de inscrição.

Estar cada participante devidamente inscrito ciente e de acordo com todas as disposições deste Regulamento da PAPACORRIDA, assim como àquelas não contempladas nestes documentos, mas comunicada verbalmente ou notificadas pela organização, e assumir todas as responsabilidades oriundas na sua participação no evento.

Respeitar e conservar os ambientes compartilhados no desenvolvimento das atividades ao ar livre, visando usufruí-los de maneira sustentável e buscando minimizar ao máximo todo e qualquer impacto socioambiental gerado antes, durante e depois do desenvolvimento das atividades.

Ser responsável pelas suas condições físicas e mentais, assim como a condição dos seus companheiros de equipe. Cabendo-lhe discernir e decidir pela integridade da saúde física e mental, a segurança de sua equipe e/ou de um companheiro que no decorrer das atividades possam perceber o esgotamento e o cansaço físico e mental além do limite natural do(s) membro(s) da equipe. Devendo avaliar continuamente se convém continuar o percurso. Estar ciente do risco envolvido e assumir as consequências de acidentes que eventualmente ocorreram durante a prática de atividades físicas de aventura na natureza, além de estar ciente, ainda, de que em muitos locais onde possa vir a requisitar socorro seja impossível às equipes de resgate alcançar num curto período de tempo.

Possuir conhecimento básico sobre as Atividades Físicas de Aventura na Natureza: Hikking; Orientação com mapas; Mountain-Bike; Atividade aquática e Canioning. (caminhada em leito de rio) e Atividades com Cordas.

 

5. Direitos e Deveres da Organização

 

5.1 Dos Direitos

A Organização da PAPACORRIDA se reserva no direito de impedir a participação de qualquer equipe e dupla e/ou participante antes ou durante o decorrer das atividades, caso procedam-se comportamentos e/ou situações contrárias às normas deste regulamento, podendo a organização desclassificar quaisquer equipes e duplas e/ou competidores sem direito a recurso sob quaisquer circunstâncias.

É norma incontestável o respeito às pessoas, ao patrimônio natural e urbano e será excluído, sem contestação, qualquer participante e sua equipe que infringirem essa norma.

A organização se reserva no direito de cancelar a(s) atividade(s) da PAPACORRIDA bem como de todo o evento por qualquer motivo que seja pertinente à garantia e a integridade das pessoas, dos ambientes naturais e/ou urbanos, podendo ou não transferir o mesmo (sem ônus aos organizadores) para uma data a ser definida pela organização sendo que, os valores concernentes à inscrição não serão devolvidos, ficando os mesmos em crédito às equipes e duplas para o próximo evento.

 

5.2 Dos Deveres

A organização geral da prova, a organização no terreno, a instalação de meios de segurança, a divulgação em mídia e os primeiros socorros no local.

Fazer cumprir as disposições desta PAPACORRIDA e justificar as alterações quando necessárias.

 

6. Atividades

Durante o decorrer do percurso da PAPACORRIDA, as equipes deverão praticar diversas Atividades Físicas de Aventura na Natureza. As modalidades de Atividades Físicas de Aventura na Natureza que compõem este evento são: Hikking (caminhada em ambiente natural de curta duração); Orientação em carta topográfica; Mountain Bike (Ciclismo em estradas não pavimentadas, trilhas)e Canoagem. As atividades têm por objetivo ser um método de deslocamento para que as equipes e duplas possam percorrer, cruzar, subir ou descer um percurso pré-estabelecido pela organização no menor tempo conforme planejamento do percurso apresentado em mapa a ser entregue aos competidores.

O desenvolvimento prático das modalidades de Atividades Físicas de Aventura na Natureza é definido pela organização para cada trecho conforme as características do ambiente da região.

As modalidades têm como força motriz de deslocamento a capacidade natural física e mental inerente ao ser humano.

As modalidades desenvolvidas se praticam mediante orientação e navegação por mapas e planejamento do percurso. O uso de quaisquer aparelhos de navegação eletrônico tipo GPS é terminantemente proibido pela organização.

As modalidades de Atividades Físicas de Aventura na Natureza, que compõem esta prova possuem as seguintes características:

Hikking: Caminhada de curta duração, na qual usualmente não ultrapassa 01 (um) dia. Os competidores utilizarão desta modalidade para realizar deslocamento entre determinado Posto de Controle (PC) e Área de Transição (AT).

Orientação: Consiste em um deslocamento através de terrenos irregulares utilizando-se uma carta topográfica para orientar e navegar, visando encontrar os Pontos de Controle (PCs) e Áreas de Transição (ATs), pré-estabelecidos pela organização. A orientação se dará em todas as modalidades de atividades físicas de aventura na natureza determinadas para o percurso.

Mountain-Bike: Modalidade esportiva que se utiliza, de bicicleta especial, percorrer locais não pavimentados (trilhas, estradas não pavimentadas). Nesta prova cada participante deverá possuir bicicleta, para percorrer determinado trajeto entre os Pontos de Controle (PCs) e Áreas de Transição (ATs). Nesta modalidade esportiva os competidores devem obrigatoriamente utilizar-se de capacete de ciclismo.

 

7. Equipamentos

 

Dos Equipamentos Obrigatórios:

 

Cada Equipe deve possuir permanentemente e em bom estado de funcionamento:

 

·         Equipamentos obrigatórios por atleta expedição:

 

01 Bicicleta MTB

 

01 Capacete

01 Par de Luvas

 

01 colete salva vidas

 

01 Farol frontal para bicicleta (ou Head lamp)

 

01 luz estrobo traseiro vermelho

 

01 apito

 

01 cobertor de emergência

 

01 anorak

 

01 aparelho rastreador spot com plano ativo *(somente para quer deseja pontuar no Circuito Brasileiro Spot)

 

 Por equipe expedição:

 

01 bussola

 

01 máquina fotográfica

 

10 metros de corda

 

 

01 kit primeiros Socorros (Atadura, gases, rehidrat, esparadrapo, anti- histamínico, analgésicos, anti-inflamatórios, antidiarreicos, luvas de látex). Cabe a cada equipe complementar seu kit com medicamentos de seu uso.

 

Aconselhável - Papel contact ou porta mapas.

 

 

 

 

Equipamentos obrigatórios por atleta Aventura:

 

01 Bicicleta MTB

 

01 Capacete

 

01 Par de Luvas

 

01 Colete Salva Vidas

 

01 apito

 

01 Farol frontal para bicicleta (ou Head lamp)

 

01 luz estrobo traseiro vermelho

 

01 bussola por equipe

 

01 máquina fotográfica por equipe

 

Aconselhável - Papel contact ou porta mapas.

7.1 Equipamentos Recomendáveis:

Kit de reparo/concerto pneu de bicicleta;

Bomba de ar pneu de bicicleta;

Ciclo-Computador;

Escalímetro;

Porta mapa à prova d'água

Caneta para retroprojetor

 

7.2 Equipamentos Proibidos:

Armas, excluindo-se a obrigatória "Canivete e Faca", descrita nos itens dos equipamentos obrigatórios para a equipe;

Qualquer meio ou instrumento para transporte não pertinente à modalidade em curso e não autorizado pelo ORGANIZADOR;

Quaisquer aparelhos eletrônicos de localização; Nota: A posse e/ou utilização dos equipamentos mencionados neste item, e os não autorizados pelo ORGANIZADOR, resultará na desclassificação imediata da equipe inscrita sem direitos a recurso de qualquer espécie.

 

7.3 Condições Gerais sobre os Equipamentos

A Organização e os realizadores da PAPACORRIDA se eximem de quaisquer responsabilidades pelos acidentes que possam ocorrer aos participantes e fiscais pelo uso inadequado e/ou desconhecido dos equipamentos de segurança individual e/ou coletivos, assim como sua condição de bom estado de conservação e dentro das especificações exigidas pelos seus fabricantes e normas nacionais e internacionais (Inmetro - UIAA ? CE - CA).

A Organização tem todo o direito de proibir o acesso à água (CANIONING) e local vertical (RAPEL) para qualquer participante a qualquer hora. Os participantes que não apresentarem nesse trecho condições físicas e mentais e habilidades sobre a técnica de CANIONING e RAPEL não poderão perfazer esse trecho, cabendo exclusivamente aos Organizadores e Coordenador de Atividade a decisão final. Nesses casos, a organização apresentará sempre um caminho alternativo aos participantes.

As bicicletas poderão, em determinado momento da prova, ficar em um AT (Área de Transição) onde ao término da prova pelas equipes e duplas, deverão ser retiradas pelas mesmas.

 

8. Percurso da Prova

 

8.1 O Trajeto

 

O Trajeto a ser percorrido é desconhecido por todas as equipes, representada no planejamento do percurso através de um mapa e entregues às equipes, sendo igual para todas as equipes, dentro de suas categorias. O percurso é definido pela organização com base nas seguintes especificações:

Duração do Percurso

O tempo de duração é indefinido com base na variável das diferenças de preparo físico e técnico entre as equipes.

 

Distância

O percurso para a Categoria Expedição será de 100 a 120 km.

O percurso para a Categoria Aventura será de 40 a 60 km.

Postos de Controle (PCs)

São postos situados ao longo do percurso da prova, que devem ser alcançados na ORDEM NUMÉRICA (Todas as Categorias), determinada pela organização, na qual é obrigatória a passagem de todas as equipes e duplas.

Estes PCs poderão ser humanos ou virtuais.

Postos de Controle Humanos: São locais de passagem obrigatória onde há a presença de pessoas (FISCAIS) responsáveis por registrar a passagem da equipe ou dupla pelo posto de controle. São também responsáveis pelo registro de qualquer irregularidade das equipes e duplas: falta de um integrante, falta de algum equipamento obrigatório e distância (contato visual) entre o 1º e último integrante da equipe ou dupla.

 

Postos de Controle Virtuais: São locais de passagem obrigatórias para a equipe ou dupla onde não há a presença de pessoas (FISCAIS). Neste ponto, haverá alguma informação ou particularidade do local que a equipe deverá procurar e fotografar, e que será conferida pelo fiscal do próximo PC.

 

Se a equipe visitar o local onde um PC está marcado no mapa e este PC não for encontrado (ex.: se o PC foi roubado ou colocado no lugar errado ou se o acesso até ele for bloqueado), deve provar sua passagem por este local através de fotos digitais para mostrar ao Diretor de Prova ao final. As fotos devem conter o máximo de detalhes possível para a avaliação do Diretor de Prova.

 

Se for constatado que o PC estava no lugar errado (mais do que 30 metros distante), o PC deverá ser cancelado, independentemente se outras equipes o encontraram;

 

Se for constatado que o PC foi retirado do local (devidamente aferido pela organização), o PC poderá ser cancelado, a exclusivo critério da organização, independentemente se outras equipes o encontraram;

 

Se na chegada ou na área de transição, uma equipe estiver com um PC virtual faltando, será dada a oportunidade da equipe ir completa buscar o PC faltante e continuar a corrida após buscá-lo. Caso a equipe opte por não buscar o PC, será desclassificada;

 

Áreas de Transição (ATs)

Locais destinados durante o percurso para troca de modalidade esportiva de aventura, que devem ser alcançados na ordem numérica determinada pela organização, onde também é obrigatória a passagem de todas as equipes e duplas. Estas Áreas de Transição não são obrigatoriamente colocadas junto a um determinado posto de controle (PC).

 

Fiscais dos Postos de Controle

São as pessoas responsáveis por registrar a passagem da equipe pelo posto de controle. São também responsáveis pelo registro de qualquer irregularidade das equipes e duplas: falta de um integrante, falta de algum equipamento obrigatório e distância superior entre o 1º e último integrante da equipe ou dupla superior a 100 metros.

 

9. Categorias

 

9.1 Categoria 2 integrantes ? EXPEDIÇÃO

?     Nesta categoria fazem parte todas às duplas que possuem experiência. A composição da equipe deverá ser dois competidores, podendo ser composta na formação (mista ou masculina).

9.2 Categoria 2 integrantes ? AVENTURA

?     Nesta categoria fazem parte todas as duplas que possuem pouca experiência. A composição da equipe deverá ser de dois competidores, podendo ser composta na formação (mista e masculina).

9.3 Categoria 4 integrantes ? EXPEDIÇÃO

?     Nesta categoria fazem parte todos os atletas que possuem experiência. A composição da equipe deverá ser de quatro competidores, sendo um atleta do sexo oposto.

    

10. Classificação

Será considerada vencedora a equipe em sua categoria que em menor tempo completar todo o percurso da prova com todos os seus integrantes e sem penalizações registradas nos PCs, ATs e demais normas do regulamento.

A classificação das equipes será feita por categorias, seguindo a ordem de chegada das mesmas que completarem todo o percurso da prova com todos os seus integrantes e sem penalizações registradas nos PCs, ATs e demais normas do regulamento.

A classificação por categorias:

Expedição (02 e 04 integrantes) - na ordem de chegada em sua categoria.

Aventura (02 integrantes)- na ordem de chegada em sua categoria

 

Observação: Caso equipes cheguem juntos à chegada, será seguido o seguinte critério de desempate:

- Menor tempo percorrido entre as equipes do AT1 ao AT2, a equipe ou dupla que percorreu o menor tempo será considera vencedora, caso continua o empate será verificado o menor tempo entre o AT2 e AT3 e assim consequentemente até verificar o desempate.

 

11. Premiação

      Na Categoria EXPEDIÇÃO Duplas masculinas e mistas, a premiação será:

                1º Lugar: Troféus + medalha participação

                2º Lugar: Troféus + medalha participação

                3º Lugar: Troféus + medalha participação

 

       

               

 

      Na Categoria AVENTURA Duplas ?masculinas e mistas, a premiação será:

                 1º Lugar: Troféus + medalha participação

                2º Lugar: Troféus + medalha participação

                3º Lugar: Troféus + medalha participação

 

      Na Categoria  EXPEDIÇÃO Quartetos a premiação será:

                1º Lugar: Troféus + medalha participação

                2º Lugar: Troféus + medalha participação

                3º Lugar: Troféus + medalha participação

 

                    Todos os participantes que completarem a prova receberão medalhas de participação.

 

12. Apelação / Protesto

Todas as apelações e protestos deverão ser feitos à organização por escrito, com o prazo máximo de 45 minutos após a chegada da equipe ou dupla.

As apelações e protestos permitem que sejam impostas às punições. Caso seja procedente, poderá ser feita aos seguintes membros da organização da prova:

 

* Valmir Luis Schneider ? Staff de Prova.

Todas as apelações e protestos serão julgados pela comissão, juntamente com 03 representantes de equipes não envolvidas na questão e sorteadas aleatoriamente.

Casos que necessitem decisões imediatas poderão ser resolvidos por apenas um membro da organização, mas podem ser modificados posteriormente pela comissão.

 

13. Isenções de Responsabilidade Civil.

Os participantes da PAPACORRIDA declaram-se inscritos por livre e espontânea vontade. A organização responsabiliza-se apenas por danos causados em virtude de negligência, imperícia e imprudência advindas da organização do evento, nos termos do código civil e código de defesa do consumidor vigente. Todos os participantes declaram-se cientes e de acordo com as cláusulas deste regulamento, e concedem suas imagens para uso exclusivo da Academia Papaventuras, sendo necessário o preenchimento dos respectivos termos de ajuste (em anexo).

 

Parágrafo Único

 

Casos omissos neste regulamento serão julgados somente pela Organização da PAPACORRIDA.

 

Rosemeri Müller

Cref 005231-G/RS

Diretora de prova